For collaboration inquiries write to:
info@viniuehara.com.br

Email me at:
vini@viniuehara.com.br








Home Party Editorial LookBook Desenhos Vìdeos

2/27/2012

Dúvidas Sobre Faculdade de Moda

Dúvidas sobre faculdade de moda
você pergunta  viniueharablog@gmail.com
e eu respondo aqui!

Marcus Sabah, Rio de Janeiro :

"Eu não trabalho ainda e começei a faculdade esse ano. Mas eu gosto muito de criar. Acho que é a parte que mais me agrada. Mas não queria me restringir só a trabalhar como estilista, e como gosto muito da parte de produção, acho que poderia ser uma opção também. Eu queria fazer algo por agora já, mas não tenho idéia de por onde começar. Eu realmente não conheço muita gente que trabalhe com moda. Queria saber como você começou, essas coisas!"


Vini: 


Obviamente a criatividade é um item mais que necessário na carreira de moda, mas ela não se resume só a isso, foi o que eu aprendi nesses 4 anos de faculdade.
Quando estava no colegial fiquei em dúvida se iniciava a carreira de estilista ou de cineasta, recebi o apoio dos meus amigos para ambos os caminhos. Em 2009 entrei na faculdade e eu não sabia costurar, não conhecia muito sobre história da moda , via pouquíssimos blogs de tendências e etc. O meu primeiro contato com profissionais da área, foi no reality show da boomerang Primeira Temporada de Moda da revista Capricho em julho de 2009, o qual fui participante com mais 16 estudantes  de são paulo. Lá tive a oportunidade de conhecer produtores de moda, stylists, jornalistas, editories, estagiários e etc.
Você pode conhecer todos os profissionais da área se você quiser, mas se não mostrar a sua iniciativa, e nem o seu estilo e personalidade, ninguém vai te chamar pra trabalhar, por que as coisas não caem do céu como muitos imaginam. A partir de uma oportunidade você tem que criar uma força de trabalho para avançar mais um passo. Na minha opinião moda sobrevive na maior parte do tempo por conta de imagens, então se você quer começar qualquer trabalho relacionado, sugiro que monte um portfólio. Seja de produção de moda, fotografia ou peças que você criou e desenhou.
Hoje em dia posso afirmar que fiz praticamente  duas faculdades, a primeira é aquela que me matriculei e pago a mensalidade todo o mês . A outra se estabelece quando crio os meus projetos e corro atrás de trabalhos, parceirias e idéias.

Keyla Beatriz, 16 anos, Brasilia

"Olá... 
1-Gostaria de saber exatamente o que o estudante precisa ter em mente quando está fazendo moda?
2-Precisa saber desenhar para entrar na faculdade?


Vini:

1-Bom, não sei se nos outros estados, mas especificamente em São Paulo, cada faculdade de moda tem um foco diferente. Algumas chamam mais atenção para o lado da criação, desenho ou estilismo. Outras focam em modelagem, outras em gestão e negócios e por aí vai. O meu conselho é pesquisar bastante o que você gosta na área de moda, e entrar na faculdade que mais combina com você.
Outra coisa importante é, por mais que cada faculdade foque em um determinado aspecto, todas trabalham com todos os ramos da moda. Então você vai aprender a costurar, modelar, desenhar, trabalhar com negócios e custos e etc. Não se iluda, faculdade de moda não se baseia em apenas em criação, é muita ralação todos os dias! 

2-Precisa ter uma noção básica de desenho. Se você já sabe desenhar, ótimo, agora é só evoluir e ampliar o seu talento. Agora se não tem noção alguma, sugiro que faça um curso básico de desenho antes de entrar na faculdade. O desenho é muito importante, por que com ele bem preciso sua peça ou coleção será executada com muito mais perfeição.


3 comentários:

  1. Não sei se a facul de moda aqui no BR é igual la fora, dizem que aqui é mais criatividade mas acredito que a faculdade de moda seja uma das mais competitivas e exaustivas que tem. Seria muito bom se as pessoas antes de entrar soubessem que não basta gostar de comprar, tem q se amarr e muito moda e tudo que envolve ela porque so gostar nao vai levar ngm a concluir uma faculdade seria de moda.

    Bjus
    Amei o post!

    De
    http://blog101.com.br

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, 15 anos Sp-Registro
    1:olá a faculdade e fotografia se inclui em moda?
    2:A faculdade de fotografia é serparado da moda ou vc tem que saber tudo ?

    ResponderExcluir
  3. VINI QUAL FACULDADE VC FAZ???QUANTO VC PAGA??

    ResponderExcluir